Olá investidores.....
Privatização da Sabesp, bom ou ruim?
Gostaria de entender o porquê as pessoas são contra privatizações?
Há algum tempo vem sendo passado que o Governo de São Paulo quer privatizar a Sabesp com o intuito de aumentar o investimento e ampliar o saneamento básico da Cidade.
E porque isso acontece, será que o governo não tem dinheiro suficiente para fazer isso? Será que todo o imposto arrecadado não é o suficiente para fazer muitas coisas que vão além de um saneamento básico, como educação, saúde e infraestrutura?
Entenda como funcionam as coisas do governo.
Se pararmos para analisar em um cenário perfeito, diríamos que sim, o governo tem dinheiro o suficiente para fazer tudo isso que está escrito acima, tem dinheiro o suficiente para termos um país de primeiro mundo. Isso em um cenário perfeito onde todas as pessoas são honestas e pensam no bem estar do próximo.
Como infelizmente não vivemos uma era onde o cenário acima é verdadeiro tudo isso não é possível de ser realizado. Eu escrevi um artigo sobre estatais, está aqui no blog.
O problema de estatais, empresas que são administradas pelo governo é que eles não tem interesse de lucro, pra eles tanto faz, até porque isso não importa pois o dinheiro para pagar as contas entrará de qualquer forma. E quando uma empresa não dá lucro ela fali, fecha as portas, mas estatais não.
Privatizar uma empresa traz pra ela e para a população muitos beneficios, como mais investimento, ou seja, mais dinheiro e mais dinheiro traz no caso da Sabesp mais saneamento para as pessoas, mais saneamento traz mais saúde, mais condições de vida, melhora muita coisa.
E porque isso acontece?
É simples, empresas privadas precisam de lucro (dinheiro) para se manter em pé. Pois ao contrário de uma estatal, ela não recebe dinheiro do governo.
Então se ela precisa de dinheiro, ela vai trabalhar para conseguir este, se ela não fizer nada, ela não ganha é simples não tem outra forma é puramente assim.
As pessoas precisam entender isso, seria melhor ainda se houvesse mais de uma empresa de saneamento em uma cidade, pois ai as pessoas poderiam decidir para qual empresa ela solicitará os serviços. É igual a um supermercado, você vai comprar naquele que está mais barato simples assim.
Eu não entendo essas pessoas que são contra privatizações, sinceramente é muito difícil de entender, ou é fácil, de duas uma, ou eles ganham dinheiro com isto, ou são muito ignorantes só assim mesmo.
Quando é uma empresa do governo que tem funcionários públicos, este não generalizando, não são muito comprometidos com o trabalho pois como não são dispensados, agem de qualquer forma. Quando a empresa é privada, ela contrata bons funcionários, e são estes que fazem a empresa prosperar é simples assim. Boas pessoas elevam os lugares, más pessoas deterioram os lugares.
Além do mais, o governo não privatiza totalmente a empresa, ele pode fazer isso com uma parte dela. Há quem pense e diga como estão fazendo na televisão um certo partido, dizendo que a água vai ficar mais cara, é de uma tremenda desonestidade isso, como já disse acima, a concorrência deixa os preços mais baratos. Imagine se houvesse apenas uma rede de supermercado e este ainda fosse do governo? Será que os preços seriam baixos? Poderia você fazer pesquisa de preços e produtos e compara-los para saber em que lugar comprar?
A resposta é: Claro que não, você pagaria o que o governo quisesse que você pagasse.
As pessoas precisam estudar mais, aprenderem mais sobre o mundo financeiro, sobre empresas, sobre dinheiro, saber como entra o dinheiro no governo e o que ele faz. Infelizmente no Brasil as pessoas não são interessadas sobre isto. Porque será que a educação aqui é tão ruim? É fácil responder.
Porque se as pessoas forem inteligentes com certeza os corruptos estariam na cadeia. Mas aqui cada um olha somente para seu umbigo.
Na minha opinião, tudo deveria ser privatizado, a educação, a saúde, saneamento e qualquer outra. Ai vão vir aqueles que dizem:
- Mas os pobres, como eles vão pagar para ter essas coisas?
Simples, imagine assim, hospitais são privados, os funcionários também, ai a população mais carente terá carteirinhas como era do SUS antigamente, e elas usarão estas quando forem ao médico simples assim, quem pagará a conta será o governo. O hospital pode atender tanto no SUS como no particular para quem queira pagar.
Nossa, mais o que isso mudaria?
Teremos hospitais melhores, com maior infraestrutura pois não é o governo que toma conta dele, e sim caberá ao governo e a população cobrar para que o hospital sempre esteja em ordem, e este sempre estará quase perfeito pois do contrário ele não lucra.
Imagine com escolas também? Quem é realmente contrário a isso, ou não quer ver melhora para as pessoas, ou ganha com isso, ou realmente é massa de manobra daqueles que só querem o mal para o país.
Por: Fernando Sgrigneiro
Fundador da Escola do Investidor FF


Comentários
Postar um comentário