Arrecadação, nada mais é, do que quanto dinheiro entra na conta do governo, ou quanto dinheiro o governo “ganha”. Só há uma coisa que tem que ficar bem clara, o governo não trabalha para ganhar esse dinheiro, simplesmente ele pega das pessoas e não há nada que você possa fazer para acabar com isso.
Esse dinheiro que o governo “recebe” (arrecada), server para ele usar com saúde, segurança, educação, obras de infraestrutura, obras sanitárias, saneamento básico, pagar os funcionários públicos, essas coisas. É como na sua casa, você precisa pagar suas contas, e é isso que o governo faz, paga as contas.
Mas para você pagar suas contas, é necessário que você trabalhe e ganhe dinheiro para isso, do contrário você fica devendo para todos. E o governo, como ele faz para ganhar esse dinheiro, é simples, ele cobra impostos e taxas das pessoas e empresas, tudo o que você uma porcentagem vai para o governo. É correto pagar impostos? Sim, pois é só assim que o governo consegue fazer melhorias no país. Então podemos dizer que quanto mais o governo cobrar de impostos mais o país vai ser bom, então ele tem que aumentar o imposto.
É aí que a coisa começa a ficar ruim, pagar altos impostos afastam as pessoas daquele país, ninguém gosta de pagar imposto. Como assim afastam as pessoas? Simples, olhe você mesmo, quando vai a um mercado comprar algum produto, é provável que você olhe o preço antes, para saber quanto irá pagar por aquele produto, ou você é uma pessoa que não importa no preço que está pagando? Normalmente as pessoas fazem uma pesquisa de preço para saber onde está mais barato. Vamos fazer uma analogia (uma comparação), há dois mercados, um ao lado do outro, e você precisa comprar um pacote de feijão da marca Alfa (suposição, até onde eu sei, não existe nenhuma marca de feijão com este nome), no mercado A ele custa R$ 20,00 e no mercado B ele custa R$ 40,00, em qual mercado você compraria? Provavelmente no mercado A, porque se são iguais para que pagar mais caro?
Mesma lógica com impostos, quanto mais um país cobra altos impostos, mais as pessoas querem ir aonde os impostos são mais baixos, é simples. Imagine se nós pudéssemos escolher o país que iriamos viver, você preferiria morar no Brasil onde os impostos são altos, ou no Estados unidos onde eles são mais baixos, lembrando que em ambos (nos dois) você terá que trabalhar normalmente. Com certeza sua resposta seria nos Estados Unidos, a mas eu não falo inglês, faz de conta que todos falamos a mesma língua.
É por isso que eu digo e te provo, quanto mais impostos o governo cobra, menos ele arrecada, porque as pessoas vão fazer alguma para não pagar, e isso também diminui os empregos, ninguém vai abrir uma empresa em um pais caro, isso desestimula a produção e aumenta o desemprego, aumentando a pobreza deixando um país na miséria.
Portanto, quanto maior carga tributária de um país, maior a sonegação e menor é a arrecadação, consequentemente menor é a quantidade de empresas gerando empregos e fazendo a economia girar. Do contrário, quanto menor é a carga tributária, maior é o número de empresas e assim maior é o número de pessoas trabalhando e consequentemente maior é a arrecadação do país.
Vale lembrar também que não adianta ter uma boa arrecadação se o governo não retribui em melhorias para o país e para as pessoas. Por isso é sempre importante saber em quem você está votando, pesquise a vida dos políticos que você se identifica, a pessoa tem que aprender a deixar a ideologia de lado e pensar mais com a razão. Um país melhor depende mais da população do que dos políticos.
Por: Fernando Sgrigneiro
Fundador da Escola do Investidor FF


Comentários
Postar um comentário